• O mundo da concepção, gravidez e parto num só livro
  • O mundo da concepção, gravidez e parto num só livro

    Já há algum tempo que estava com vontade de inaugurar esta categoria aqui no blogue e como ultimamente tenho recebido alguns pedidos de sugestões sobre este tema, decidi que não dava para adiar mais este assunto da leitura.

    Hoje concretamente, da leitura “na e para a gravidez”.

    Confesso que nos últimos tempos ando a ler muito menos do que gostaria, com a oferta absolutamente inesgotável de séries e filmes nas várias plataformas de streaming, mais algum tempo dedicado a alguns programas de televisão, os livros acabam por se amontoar atrás da minha cama e lê-los resume-se durante muito tempo só à intenção.

    O Verão é por isso a minha altura preferida para tentar pôr em dia toda a leitura que ficou atrasada o resto do ano.

    Desde que engravidei, há cinco meses, que tinha muita vontade de ler um bocadinho mais sobre o tema, ainda pedi conselhos a algumas pessoas, mas no geral ninguém tinha grandes sugestões de livros para eu comprar e por isso estava um bocadinho perdida sobre este assunto.

    De preferência queria um livro com uma linguagem simples e directa e que me pudesse dar luzes sobre algumas dúvidas que me iam surgindo ao longo dos meses, mas sobretudo que me trouxesse alguma utilidade e que não servisse só para passar o tempo.

    De forma muito informal e inesperada, numa conversa pouco provável, acabou por me chegar a sugestão deste livro e numa encomenda com outros títulos também da temática (sim entusiasmei-me no site dos livros e comprei mais do que devia) que ainda não tive oportunidade de ler para dar a minha opinião, chegou-me o livro: O grande livro da grávida – da Marcela Forjaz.

     

    Comecei a lê-lo assim meio a medo e desconfiada se me seria útil, mas rapidamente me viciei (eu sei parece ridículo, mas aconteceu mesmo.. ahaha). Não só é um livro com uma linguagem acessível e fácil para qualquer pessoa, como aborda de forma detalhada as várias fases desde a concepção até ao pós-parto.

    Gosto especialmente da forma como estão distribuídos os capítulos. Por exemplo os vários trimestres da gravidez e as questões inerentes podem ser acompanhados em tempo real, assim como o capítulo do parto e pós-parto ou se chegarem tarde à leitura do livro (como foi o meu caso) podem começar pelo princípio e rapidamente chegam à fase onde se encontram.

    É um livro muito interessante para quem está a pensar engravidar, ou a tentar há algum tempo e não consegue, pois tem um capítulo dedicado a esse tema e no geral aborda de forma muito precisa assuntos como a alimentação – o tipo de alimentos a evitar e a razão para o fazer – e tem inclusive uma sugestão de menu para uma semana de refeições.

    Um tema que é também abordado e que poucas vezes ouvi referir em artigos e livros de gravidez, é o das questões legais – direitos e deveres dos pais, direitos exclusivos da trabalhadora grávida, legislação aplicável, etc., que considerei de muita utilidade.

    Posto isto posso dizer-vos de forma consciente e livre de qualquer influência que este é de facto um bom livro para se ler quando entramos na fase da vida em que começamos a pensar nos filhos. Não é mais um livro para se deixar na mesinha de cabeceira.

    É sem dúvida um conteúdo de muita utilidade numa fase de vulnerabilidade e de dúvidas como é esta em que eu me encontro agora.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *